11/02/2020 às 15h10min - Atualizada em 11/02/2020 às 15h10min

Selma Arruda voltou a criticar a possibilidade de o ex-vice-governador Carlos Fávaro ocupar a vaga do senado

Da assessoria
Mídia News
A senadora cassada Selma Arruda (Podemos) voltou a criticar a possibilidade de o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) ocupar a vaga no Senado interinamente, após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a posse do terceiro colocado na disputa pelo Senado em 2018 em Mato Grosso.
 
Em entrevista ao site O Antagonista, Selma sugeriu que, caso assuma a vaga, Fávaro irá usar indevidamente as emendas parlamentares - instrumento garantido aos deputados federais e senadores brasileiros em relação ao orçamento da União.
 
“Não desejo isso para o povo de Mato Grosso. Ele já deixou muito claro que quer ocupar o cargo neste tempo antes da eleição para mexer em emendas. E a gente sabe o que esse pessoal faz com emendas”, disse ela, sem detalhar.
Selma chegou a ingressar com recurso no STF para reverter a decisão que determina a posse imediata de Fávaro no Senado Federal. O recurso foi encaminhado à relatora do caso ministra Rosa Weber.
 
A liminar que beneficia Fávaro foi uma resposta a duas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) protocoladas na Corte Suprema tanto pelo partido de Fávaro quanto pelo Governo do Estado. Ambos alegaram que a cassação da senadora levou a uma sub-representação do Estado, que ficaria com dois senadores enquanto os outros entes federados permaneceriam com três.
 
A defesa da senadora alegou que a determinação do presidente do STF é contrária ao posicionamento já anunciado no julgamento feito pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Um dos ministros, segundo Selma, é Rosa Weber, relatora de seu caso no Supremo.
 
Ao MidiaNews, no início do mês, Selma classificou como “absurda” a decisão de Toffoli. Para ela, o ministro irá criar um “senador biônico”, que é colocado no cargo sem ter sido escolhido diretamente pela população.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp